[RESENHA] Contos de travessia – V.A.

Contos de travessia – V.A.

Opa, pessoal! Tudo bem?

Apesar de alguns amigos terem me pedido (inclusive autores da obra), há tempos venho relutando em fazer a resenha do livro Contos de travessia, lançado pelas Edições Demócrito Rocha no final do ano passado (2014). E o motivo é bem simples: este que vos escreve é um dos autores.

Desse modo, peço licença para simplesmente colar a notícia que foi publicada no Jornal O Povo na época do lançamento e a resenha publicada no blog Trampoline.


O Povo:

O livro reúne textos de jovens autores cearenses, sendo seis contos e dois fragmentos de romance. Barbie Furtado, C.R.Gondim, Eveline Farina, Fernanda Meireles, Maria Luiza Artese, Natália Maia, Rafael Caneca e Raiana Alves completam o livro.

A publicação é resultado do curso Escrita Criativa ministrado pela escritora Socorro Acioli, no Espaço O POVO de Cultura & Arte (mais sobre o espaço aqui). De acordo com Socorro, o livro apresenta os ecos da natureza de cada um dos autores: alguns com humor, outros com ponto de vista mais introspectivo ou realista, outros brincando com a mágica da vida, mas todos absolutamente honestos com o propósito de dizer um pouco de sua alma para o mundo.

Sobre autores e sinopses:
Barbie Furtado
, “A Menina dos Olhos Dourados” – Se você pudesse ser qualquer outra pessoa por um dia, quem você seria? A chamada o blog era apelativa para Lila Bessa, uma adolescente que gostaria de ter outra vida mais do que qualquer coisa.

C.R.Gondim, “O Cobrador de Promessas” – Sentava-se toda manhã para ver a esposa murchar um pouco mais. O filho observava da porta segurando-se na promessa que lhe fez de que jamais a deixaria partir, mas a cada lágrima entendia mais o erro de suas palavras.

Eveline Farina, “O Gato Preto” – Na Idade Média, surgiu a crença de que cruzar com um gato preto na rua era sinal de mau agouro. Os mais supersticiosos até já acusaram os felinos de serem feiticeiras disfarçadas de animais. Mito ou superstição?

Fernanda Meireles, “Eu Quero um Dia Dentro do Outro” – É a história do encontro de duas histórias de amor desencontradas através de cartas. Um ex-carteiro presencia um acidente e vê-se frente a frente com a correspondência alheia como nunca antes. Haverá mensagens além-mar e além-tempo para todos os amantes que nem se conhecem?

Maria Luiza Artese, “Olhos de Oceano” (fragmento de romance) – Solitária após a perda da família, a jovem Laura passa os dias isolada na pequena cabana na praia onde cresceu. Entre suas paredes carcomidas pela maresia e a antipática relação com o fantasma que habita sua casa, ela terá de enfrentar os perigos e efeitos de viver sozinha com as próprias lembranças.

Natália Maia, “Dia de Noiva” – Soraya, 31 anos, sonhava com o casamento desde os 25. Às vésperas da grande data, vai ao salão Chérie realizar os procedimentos do seu Dia de Noiva. Durante as etapas de embelezamento, ela conhece mulheres que trabalham e frequentam o local pela brevidade de alguns minutos, trazendo repertórios distintos sobre o amor e pondo em xeque as certezas de Soraya.

Rafael Caneca, “Nosce Te Ipsum” – O conto narra a história de Arnaldo, um jovem que, certo dia, ao cruzar com um cachorro no meio da rua, para de enxergar as cores do mundo.

Raiana Alves, “Como me Tornei Ruiva” (fragmento de romance) – Todos pensam que Laura é bem sucedida e tem uma vida perfeita, mas ela não se vê assim. E então, toda aquela vida aparentemente estável desmorona com a descoberta de um câncer de mama. Porém, entre quimioterapias e efeitos colaterais, Laura compra uma peruca ruiva que pode mudar tudo.


Blog Trampoline (publicado por Alba Bez em 27/02/2015)

Oi, gente, hoje falarei sobre esse livro lindo que foi meio que organizado pela Socorro Acioli e uma das autoras é uma linda do GABA <3. Eu o li faz quase três meses, mas só agora resolvi postar a resenha. É um livro lindo, com um ótimo design e diagramação, bem pequeno e é apenas de contos. São oito contos um mais lindo que o outro *-*, vou falar um pouco sobre cada um deles.

O primeiro conto se chama “A Menina dos Olhos Dourados” e foi escrito por Barbie Furtado. Ela nos apresenta Lila, uma menina que sofre bullying na escola por ser gorda e não tem amigos. Certa noite ela se depara com uma pergunta em um concurso de um blog: “Se vocês pudessem ser qualquer outra pessoa por um dia, quem vocês seriam?”. Lila se imagina sendo outra menina bonita, magra e rica que cria em sua cabeça. Ela dorme e quando acorda percebe que está no corpo da menina que imaginou. Não conseguimos ter a certeza se é apenas um sonho. Fiquei arrepiada!

O segundo conto se chama “O Cobrador de Promessas“, escrito por C.R. Gondim. Esse conto mostra a vida de um homem que fez uma promessa ao seu filho e não pôde cumprí-la. Ele se torna um cobrado de promessas, mostrando as pessoas a dor que elas causam quando fazem promessas que não podem cumprir. Ele tem que encontrar seu filho e receber um perdão e, ao mesmo tempo, fazer uma escolha muito importante. É bem metafórico, amei.

O terceiro se chama “O Gato Preto“, de Eveline Farina. Neste conto, Edgar compra um gato preto para sua mulher, que, muito supersticiosa, manda ele devolvê-lo. No caminho, Edgar, que não era supersticioso, se depara com a sorte e resolve não devolver o gato. Sua vida muda completamente, ele vira um homem muito sortudo e percebemos como, dependendo da situação em que nos encontramos, podemos acreditar em sorte e azar.

O quarto se chama “Eu Quero um Dia Dentro do Outro“, de Fernanda Meireles. Esse conto relata de forma bem poética os sentimentos de um ex-carteiro ao encontrar uma carta e lembrar de sua amada que está longe. É tão lindo que dói.

O quinto é o “Olhos de Oceano“, de Maria Luiza Artese. Esse foi o conto que eu mais gostei. Ele é um trecho de um livro (que estou louca para ler, inclusive) dessa autora. Nele vemos parte resumida da história de Laura, uma menina isolada da praia, filha de um marinheiro. Depois de ser salva de um afogamento por Victor, eles começam a conviver. É um conto lindo e muito melancólico sobre amor e perda.

O sexto se chama “Dia de Noiva“, de Natália Maia. Nele, acompanhamos o dia de noiva de Soraya que, depois de muito sofrer, realizava seu sonho. Comentários secretos das trabalhadoras do salão de beleza se entrelaçam com a promessa daqe dia, daquele sonho. Sonho ou pesadelo? É um conto bem divertido.

O sétimo é o “Nosce te ipsum“, de Rafael Caneca. Este conto nos apresenta Arnaldo, um garoto que faz academia e é muito decidido. Nesse dia um cachorro começa a seguí-lo. Depois de percebê-lo, a vida de Arnaldo muda sem ele ter a mínima ideia do que está acontecendo. O final é sinistro! Gostei bastante.

Por fim, o conto da Raiana Alves, do GABA, “Como me Tornei Ruiva“, que em breve será terminado e publicado como um livro <3. A história fala sobre uma mulher que descobre que está com câncer de mama e depois de raspar o cabelo por conta da quimioterapia ela decide, por impulso, comprar uma peruca ruiva. Quando ela está usando a peruca ela se transforma, dizendo e fazendo coisas diferentes do seu normal. Estou muito ansiosa para ler a continuação, gostei muito da história *-*.

Enfim, gente, é um livro que vale a pena ler, principalmente para começarmos a valorizar esses novos escritores brasileiros que são muito talentosos. Espero que tenham gostado. 🙂


FICHA TÉCNICA

Título: Contos de travessia
Autores: Barbie Furtado, C.R.Gondim, Eveline Farina, Fernanda Meireles, Maria Luiza Artese, Natália Maia, Rafael CanecaRaiana Alves
Editora: Demócrito Rocha
Categoria: Contos
Ano: 2014
Páginas: 128

Onde comprar:


BÔNUS

Deguste um pouco do livro neste link.


CURIOSIDADES

. Eveline Farina escreve no blog 31salvetodos.

. Fernanda Meireles é dona/administra/tem/carrega consigo a Loja sem paredes.

. Maria Luiza Artese lançou seu romance, “Olhos de Oceano”, ainda no final de 2014, pela Editora Vocábulo Um.

. Rafael Caneca sou eu. 🙂

Anúncios

Um comentário em “[RESENHA] Contos de travessia – V.A.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s