[CRÔNICA] A guerra da água (Rafael Caneca)

Juliana Caneca – Tudo é uma questão de evolução

De volta ao início deste século, pensadores e professores e livros de Geografia me pareciam apocalípticos ao prever que a próxima guerra seria pelo líquido precioso, que naquela época eu sabia exatamente qual era (hoje em dia, a disputa é acirrada com o líquido dourado sagrado bem geladinho – garçom, desce mais uma aí!).
– Como assim, um planeta composto por mais de setenta por cento de água, que, por isso mesmo, deveria ter outro nome, vai brigar logo por isso? Logo por água? Sinônimo de ninharia, de quase nada, de coisa banal?
Juro que eu não entendia. Afinal, no sertão brabo do nordeste brasileiro essa realidade era muito antiga e constante: até mesmo na capital alencarina eu vivera racionamentos, baldes d’água e banhos de cuia durante a minha infância; livros e livros foram escritos sobre o assunto (como esquecer “O Quinze”, da Rachel?), e nunca as medidas necessárias haviam sido tomadas.
Sim, é verdade que promessas e mais promessas foram feitas, principalmente em período eleitoral:
– O Brasil vai fazer o que fez Israel.
– A transposição é coisa fácil.
– O projeto já está todo feito, falta só executar!
Tudo palavras vãs, espalhadas ao vento e que só serviram para angariar votos e mais votos para aqueles que, enternados (mas não enternecidos) em luxuosos e refrigerados gabinetes, nunca haviam sofrido as agruras da seca.
Nunca haviam, pois hoje em dia a realidade é outra.
A seca, tão presente nesta parte de cima do País, passou a ser um problema nacional, somente porque agora atinge também a metade de baixo. Represas com volumes que têm mais vidas que gatos, racionamentos, pedidos de mudanças de atitudes, pautas diárias de jornais… Tudo, agora, gira em torno da água. Ou da ausência dela. E, de repente, voltam as questões interregionais: a culpa novamente é dos nordestinos. Já não basta roubar emprego, agora também tomam a água?
Foi então que eu percebi: a guerra prevista vai começar por aqui. Uma guerra civil.
Quanta água!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s